Cidade Europeia do Vinho 2015 vai terminar com passagem de testemunho a Conegliano-Valdobbiadene

O encerramento da Cidade Europeia do Vinho 2015 vai acontecer no dia 13 de Fevereiro na cerimónia de passagem de testemunho a Conegliano-Valdobbiadene.

No sábado, pelas 09 horas, Reguengos de Monsaraz recebe a reunião do comité técnico da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Neste encontro vão participar Pietro Iadanza, Presidente da RECEVIN, e Floriano Zamboan, Presidente da italiana Città del Vino – Associação Nacional de Vinhos.

O italiano Floriano Panza, Presidente da Câmara de Guardia Sanframondi, vai integrar a comitiva e conhecer o concelho de Reguengos de Monsaraz, no âmbito da celebração de um “pacto de amizade” entre estes dois municípios que representam importantes regiões europeias vitivinícolas e turísticas. Guardia Sanframondi é uma cidade italiana famosa pelos seus vinhos na província de Benevento, na Campânia, uma região com grandes extensões de vinhas e olivais.

Os actos oficiais de encerramento da Cidade Europeia do Vinho 2015 continuam às 16 horas, no Salão Nobre da autarquia, com a homenagem do município às instituições e personalidades que tiveram um papel relevante no desenvolvimento e promoção dos vinhos e do território de Reguengos de Monsaraz, como a RECEVIN, a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a ACEVIN – Associação Espanhola de Cidades do Vinho e a Città del Vino. Nesta cerimónia várias personalidades vão prestar depoimentos sobre a Cidade Europeia do Vinho 2015 e sobre o seu impacto no sector do vinho.

A partir das 21h30 o Auditório Municipal vai receber a passagem de testemunho de Reguengos de Monsaraz a Conegliano-Valdobbiadene, Cidade Europeia do Vinho 2016, e a Lagoa, Cidade do Vinho 2016.

O vinho de Conegliano-Valdobbiadene é um vinho espumante produzido em 15 municípios da província italiana de Treviso, entre os quais Conegliano e Valdobbiadene.

Nesta cerimónia, o Município de Reguengos de Monsaraz vai entregar uma placa comemorativa ao Município de Lagoa e a bandeira da RECEVIN à comitiva italiana de Conegliano-Valdobbiadene, representada por Luciano Fregonese, Presidente da Câmara de Valdobbiadene.

Esta passagem simbólica de testemunho representa o final da Cidade Europeia do Vinho 2015. Durante este evento, a banda The Lucky Duckies vai prestar tributo aos grandes clássicos do rock-n-roll, do swing jazz, do country, do blues, da bossanova, mas também da música portuguesa.