Depois dos Tabuleiros vem aí o Festival de percussão Tomarimbando

É um concelho em festa, Tomar, mesmo que a sua festividade maior, os Tabuleiros, já tenha terminado. O ritmo não pára, e será muito à base dele que decorrerá a próxima semana com a 9.ª edição do Tomarimbando – Festival internacional de Percussão.

A iniciativa decorre de 20 a 26 de Julho, numa organização da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, que conta com o apoio do Município, e inclui concertos com músicos profissionais, todas as noites, para além de workshops e concursos de marimba e de caixa.

Este festival é um acontecimento importante no cenário musical da percussão, sendo uma plataforma para o encontro de várias entidades e interesses relacionados com a formação, o ambiente de performance, concertos profissionais, relação com compositores e interacção com outras áreas instrumentais ou formas artísticas.

Durante o evento há ainda exposição de marcas de instrumentos e acessórios de percussão e tertúlias informais entre todos os participantes.

O Tomarimbando inclui concertos profissionais, todas as noites, às 21h30, no Cine-Teatro Paraíso, com Simantra (grupo da Gualdim Pais, no dia 20), Dualatack (dia 21), Magnet Duo (dia 22), Claire Litzler (dia 23), Angle Frette e Ensamble de Percussion Patagónia (dia 24), Fillipolattanzi (dia 25) e concerto dos laureados (dia 26).

Haverá ainda workshops com Fillipo Lattanzi e Pedro Oliveira (dia 22), Mário Teixeira (dia 23), Claire Litzer (dia 24), Angel Frette (dia 25) e Marc Miralta (dia 26) e concursos de marimba (dias 20 e 21) e de caixa (dias 23 e 24), para além de concertos de escolas nos dias 22 e 26.

Mais uma excelente oportunidade para visitar Tomar. Informações pormenorizadas sobre o festival aqui.