Milhares de pessoas esperadas em Viana para cumprirem tradição Pascal

http://www.cm-viana-castelo.pt

Milhares de pessoas são esperadas em Viana do Castelo, na quinta-feira à noite, para as seculares visitas da Páscoa às 21 igrejas e capelas da cidade que vão abrir portas “engalanadas de flores”.

Engalanados de flores, entre os 21 templos abertos na quinta-feira, à noite, contam-se as capelas do Museu Municipal, da Nossa Senhora da Conceição da Rocha e das Malheiras, a capela do Gil Eannes, no antigo navio-hospital mas também a capela da Casa da Carreira, construída no início do século XVIII e propriedade da câmara, sendo esta a única altura do ano em que pode ser visitada.

Entre as que abrem portas nesta noite contam-se ainda a Sé Catedral e a capela das Almas, que foi a primeira Matriz de Viana do Castelo e que coloca a presença cristã na localidade no século IX.

Situadas no centro histórico, as 21 igrejas demonstram, segundo Armando Dias, um passado “de grande apogeu económico e de uma beleza intelectual impressionante”, bem como “uma cidade que foi construída de forma proporcional equilibrada, e bela na sua arquitetura”.

Manda a tradição que a visita seja em número ímpar de templos, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

As visitas noturnas aos templos da cidade começam às 20:00 e terminam às 24:00.