São Lourenço do Barrocal inaugurado na sexta-feira em Reguengos de Monsaraz

O São Lourenço do Barrocal, o primeiro hotel de 5 estrelas do concelho de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, vai ser inaugurado no dia 18 de Março, às 12h, com a presença de Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo.

Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vai inaugurar pelas 16h30 a adega do São Lourenço do Barrocal e conhecer a sua componente vinícola.

O projecto de desenvolvimento e a gestão do empreendimento estão a cargo de José António Uva, após um investimento turístico de 9 milhões de euros que gerou já a criação de 50 postos de trabalho, e de 14 anos de trabalho desenvolvido pela família proprietária da herdade desde o início do século XIX, juntamente com a família de António Menano.

O São Lourenço do Barrocal localiza-se próximo da vila medieval de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, e disponibiliza 40 unidades de alojamento (22 quartos, 2 suites e 16 casas) no seu hotel e monte alentejano, edifícios repletos de carácter, renovados segundo projecto de arquitectura de Eduardo Souto de Moura e interiores de Anahory Almeida, uma adega para produção de vinhos de marca exclusiva e um restaurante que assenta num conceito de trazer à mesa o melhor da produção agrícola da própria herdade, bem como dos produtores locais.

O empreendimento turístico São Lourenço do Barrocal é um projecto assente na admiração e no respeito que lhe inspira a beleza do cenário natural e da paisagem rural de Monsaraz, em que está inserido, reflectindo no seu nome uma das características naturais mais monumentais da zona, os barrocais.

Valorizando o sentimento de pertença ao Alentejo, à terra e a ligação íntima com o local, pretende revitalizar a noção de uma comunidade que aí sempre existiu, a vocação auto-sustentável da herdade e a beleza natural circundante, bem como o conforto aliado à contemporaneidade.

Para ajudar a esta concretização, tem à disposição dos seus hóspedes e visitantes um conjunto de actividades, como passeios de bicicleta junto ao Grande Lago Alqueva, rotas identificadas para caminhadas através da herdade, provas de vinhos, cestos de piquenique e aulas destinadas ao bem-estar. Eventos centrados na cultura e na valorização local terão também o seu espaço.

Faz ainda parte da sua oferta o Susanne Kaufmann Spa Barrocal, uma loja para venda dos produtos da herdade, caso do vinho e do azeite São Lourenço do Barrocal, e de outros com origem nos produtores locais. A horta biológica da herdade vai ainda disponibilizar hortícolas frescas e ervas aromáticas, para consumo do próprio hotel e restaurante, mas também para venda.

O São Lourenço do Barrocal marca assim uma forte aposta no enoturismo e nos turismos de natureza, cultural e de bem-estar, apresentando uma ampla oferta de actividades que visam proporcionar experiências de lazer no contexto do que pode ser a vida moderna no campo. Os vinhos produzidos na herdade resultam do trabalho da premiada enóloga espanhola Susana Esteban, reconhecida pelas suas criações frescas e vibrantes.