Cluster ‘Baga Bairrada’ ganha dois novos espumantes

Depois de ter sido apresentado no final do mês de Julho com o lançamento de cinco referências, o projecto ‘Baga Bairrada’ ganha agora dois novos espumantes: o ‘Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Primavera Baga Bairrada Extra Bruto 2013’ (Caves Primavera), elevando a sete as referências com o selo de qualidade e a logomarca ‘Baga Bairrada’. A região está unida e focada neste projecto, estando prometidas mais novidades ainda este ano.

Por acreditarem que a Baga e os espumantes feitos a partir desta casta são um elemento diferenciador e uma alavanca promocional para a região, já não é de agora que estas duas (entre outras) empresas estão envolvidas na produção de espumantes de Baga.

A Caves Primavera foi mesmo a pioneira nestas lides, com o lançamento do ‘Primavera Baga Bruto 1998’, em 2001. Embora o primeiro espumante 100% Baga da Caves da Montanha tenha sido lançado este ano, é da colheita de 2009, remontando a essa data a vontade de promover este produto.

Dois espumantes que agora “vestiram a camisola” ‘Baga Bairrada’, integrando oficialmente o projecto promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada.

O ‘Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée 2009’ apresenta uma cor palha com uma ligeira tonalidade salmonada. Destaque para a fruta madura no aroma, com ligeiro vegetal, muito fino e elegante.

Também a bolha é muito fina e delicada. Boa mousse, realçando várias sensações de frescura. Estamos perante um Super Reserva (Grande Cuvée) elaborado pelo ‘Método Clássico’ e cujo estágio em garrafa, antes do degorgement, foi superior a três anos.

O ‘Primavera Baga Bairrada Extra Bruto 2013’ apresenta uma cor pérola, com efervescência contínua e abundante. No nariz revela nuances de frutos vermelhos silvestres, misturados com aromas lácteos. Um espumante elegante, com muita fruta na boca, acidez viva, com volume e final de boca com vivacidade; fresco e com persistência.

Mais informações aqui.