“Dão Primores” desvenda todas as novidades da colheita de 2014 com prova livre

O Solar do Vinho do Dão, em Viseu vai transformar-se na montra de todos os vinhos da colheita de 2014. Haverá provas, entrega de prémios e será dada voz aos especialistas.

O Solar abre as suas portas a partir das 9h30 de amanhã, 18 de Maio, para uma conferência inaugural que terá como orador Marcel Miwa, jornalista e crítico de vinhos, colaborador do jornal Estado de São Paulo e da revista Prazeres da Mesa, e também jurado do concurso Vinhos de Portugal 2015.

Após a palestra inicial, caberá a Arlindo Cunha, presidente da CVR Dão, proclamar a Declaração de Vindima 2014, dando depois lugar às intervenções dos especialistas em vitivinicultura. Este ano, os convidados de honra serão Osvaldo Amado (enólogo da Dão Sul) e José Matias (enólogo da Casa da Ínsua), que apresentarão, respectivamente, o ano vitícola e o perfil geral da colheita no ano de 2014.

Finda a apresentação à crítica, aos jornalistas, aos profissionais do sector, aos responsáveis pela distribuição e aos principais clientes convidados pelos produtores, começará, uma prova de todos os vinhos da colheita de 2014 presentes no evento.

No final da cerimónia de abertura serão anunciados e entregues os diplomas aos produtores premiados no Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Dão Primores de 2014”, cujas provas decorreram nos dias anteriores, por um painel de 10 jurados. Serão consideradas as categorias de vinhos brancos, tintos, rosados e monovarietais na colheita de 2014.

Os vinhos mais votados a concurso conquistarão os diplomas de ouro e de prata, a que se seguem os que receberão um diploma de menção honrosa. Os cinco vinhos diploma de ouro com maior pontuação disputarão ainda uma finalíssima, candidatando-se à atribuição do galardão “O Grande Vinho do Dão”.

dão primores