‘La Rosa – Carvalhas Hill Challenge’ no Douro a 20 de Junho

Um dia em simbiose com a beleza da paisagem única do Douro, em contacto directo com a natureza e com a herança da indústria vitivinícola da região: é esta a proposta da Quinta de La Rosa e da Quinta das Carvalhas, uma das propriedades da Real Companhia Velha, que voltam a unir-se no próximo dia 20 de Junho para a 2.ª edição do ‘La Rosa – Carvalhas Hill Challenge’.

Nascida de uma iniciativa quase centenária, a ‘La Rosa – Carvalhas Hill Challenge’ é uma prova de Biatlo que soma à travessia do rio Douro a nado, numa extensão de 200 metros entre margens, uma corrida de quatro quilómetros em uphill, por entre socalcos e vinhas.

Como o nome indica, a partida é na Quinta de La Rosa e a meta é no topo da Quinta das Carvalhas, situada a 550 metros de altitude.

A prova conta já com uma história de cerca de 90 anos sendo que o primeiro registo escrito sobre a corrida, estabelecida pelo patriarca da família Bergqvist, data de 1927.

Esta “edição moderna” é impulsionada pelas duas famílias que gerem as quintas, os Bergqvist e os Silva Reis, que têm como elo de ligação uma longa amizade e, mais recentemente, o enólogo Jorge Moreira.

Ao tradicional ‘Hill Challenge’, em que um só participante nada e corre, juntam-se o ‘Hill Challenge Estafetas’, para grupos de dois participantes, que se dividem entre a travessia a nado e a corrida uphill, e, para os menos aventureiros, uma ‘Caminhada’ num estilo mais descontraído por entre a magnífica paisagem do Douro.

Com dois pontos em comum – a partida da Quinta de La Rosa e a chegada à Quinta das Carvalhas – é uma experiência que culmina com um almoço na deslumbrante Casa Redonda, situada no topo da Quinta das Carvalhas e que tem uma vista de 360º sobre o Douro.