Nomeações para Prémios W já têm calendário

hipersuper.pt

A partir de 9 de Setembro começam a conhecer-se os nomeados para os Prémios W 2015. Esta iniciativa promovida pelo enólogo Aníbal Coutinho, visa galardoar o que de melhor se faz no panorama vínico nacional.

Os Prémios W surgem como resultado do trabalho anual do enólogo, que o coloca em intensa relação diária com este sector enraizado na sociedade e na geografia portuguesas, premiando em 25 categorias distintas os profissionais do sector, cujo trabalho e produtos se destacaram pela sua qualidade.

Nesta sexta edição dos galardões será introduzida uma novidade: os prémios para vinhos diários e de calendário. Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos em Janeiro de 2016.

Através destes prémios “presto a minha homenagem a toda a fileira do vinho nacional: à dedicação, à sagacidade e inteligência dos seus milhares de representantes, homens e mulheres que amam os seus vinhos e vinhedos, honrando os antepassados e a nossa história colectiva”, diz Aníbal Coutinho ao falar sobre as motivações para este seu projecto.

Na sua actividade, e também nestes Prémios, são patentes dois aspectos fundamentais: a crítica sobre os eventos, mas sobretudo sobre a organização, as tendências e a estratégia das instituições e dos agentes económicos do sector, e a proposta de produtos, com valor seguro, e de acções ou eventos que contribuam para a elevação do nível formativo e técnico dos consumidores.

Enquanto especialista do sector vitivinícola, Aníbal Coutinho tem desenvolvido um trabalho notável em colaboração com várias publicações, mas também em nome próprio. O seu contributo para títulos nacionais, como a revista Evasões, TSF e Diário de Notícias assumiu também uma dimensão autónoma, não só no seu “Guia Copo & Alma, Melhores Vinhos”, editado desde 2010, mas também através do seu blog w-anibal.com, e da newsletter cuja subscrição está disponível aqui.

No seu site apresenta semanalmente as 10 melhores referências de um tema relacionado com o universo do vinho, atingindo mais de 10 000 internautas. São ainda de salientar as suas as parcerias com a cadeia Tivoli Hotels & Resorts, com a Modelo Continente Hipermercados, e a participação como jurado em vários concursos internacionais de vinho, com destaque para o Concours Mondial de Bruxelles, International Wine Challenge, Vinalies Internationales, Citadelles du Vin, Selections Mondiales Canada ou o Mundus Vini.

logoW_2015