Real Companhia Velha lança ‘Coração d’Ouro’ branco e tinto em parceria com a SIC

Coração d’Ouro, o título daquela que é a novela preferida dos portugueses, emitida em horário nobre na SIC, salta agora do ecrã para a mesa dos portugueses.

Numa aposta conjunta e com o cunho de qualidade das duas empresas, a SIC e da Real Companhia Velha lançam dois vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro, um branco e um tinto com a marca ‘Coração d’Ouro’ e produzidos com uvas das quintas da Companhia.

Uma iniciativa materializada em dois produtos que vão dar ainda mais vida ao grande sucesso que está a ser a novela exibida pela SIC: um drama familiar em torno de uma Quinta produtora de vinhos na região do Douro; precisamente a Quinta das Carvalhas, uma das propriedades da Real Companhia Velha – empresa fundada em 1756 por Alvará Régio do Marquês de Pombal e a mais antiga de Portugal, com 259 anos de existência e actividade ininterrupta.

Os vinhos ‘Coração d’Ouro’ representam o espírito das gentes e das tradições do Douro, a mais antiga região demarcada do Mundo.

Nos rótulos pode ler-se a seguinte inscrição: “A demarcação da Região do Douro foi efectuada entre 1756 e 1761 pela administração da então Majestática Real Companhia Velha”.

São dois DOC Douro cheios de carácter, que resultam de uma rigorosa selecção elaborada pela Real Companhia Velha e ilustram a tipicidade das nobres castas durienses, pondo em evidência a generosidade das suas terras, dispostas em impressionantes socalcos de muros de xisto, resultado de um árduo e empenhado trabalho de várias gerações.

De aroma intenso, delicado e complexo, ‘Coração d’Ouro branco 2014’ é um blend das castas Viosinho, Gouveio, Moscatel, Arinto, Fernão Pires, Rabigato e Verdelho.

No nariz, a intensidade floral casa na perfeição com aromas a fruta branca, que são por sua vez refrescados por notas cítricas.

Na boca é envolvente e muito fresco. Destaca-se a sua polivalência, podendo ser bebido como aperitivo ou a acompanhar refeições diversas: pratos de peixe, mariscos, saladas, pastas, carnes brancas ou até mesmo um churrasco no Verão.

Quatro castas típicas da região do Douro dão corpo ao ‘Coração d’Ouro tinto 2014’: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca.

Deste casamento resulta um vinho jovem, brilhante, de cor rubi profundo. No aroma destacam-se notas de frutos vermelhos bem maduros, com nuances vegetais.

O palato é muito equilibrado, cheio de sabores frutados típicos do Douro. Redondo na boca, com excelente estrutura, proporciona um final de boca frutado e persistente.

Para que se possa desfrutar do seu máximo esplendor deve ser servido à temperatura 16-18.ºC, acompanhando preferencialmente carnes, massas e queijos.

Com um preço de venda ao público recomendado de €3,99 cada garrafa, estes néctares estão à venda em garrafeiras, super e hipermercados. No que toca à restauração, vão também estar um pouco por todo o país.