Vinho do Porto alusivo à Batalha de Waterloo marca 200 anos da Fonseca

http://www.thewinedetective.co.uk

A produtora de vinho do Porto Fonseca assinala nesta quarta-feira dois séculos de actividade, com o lançamento de um reserva alusivo a outro bicentenário, o da Batalha de Waterloo, em que as forças do Duque de Wellington derrotaram as tropas napoleónicas.

A Fonseca nasceu em 08 de Abril de 1815 quando João dos Santos Fonseca comprou 32 pipas de vinho do Porto e se tornou o “pai” de uma empresa que, 200 anos depois, continua viva e ganhou fama com os seus “vintage”.

O registo dessa compra encontra-se no arquivo da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, sendo hoje propriedade da Real Companhia Velha. Dois meses depois, terminaram 26 anos de guerra entre a França e a quase totalidade das nações europeias – o que será assinalado com um Porto reserva Waterloo Edition.

A empresa conheceu quatro famílias: os Fonseca, que estabeleceram depois uma parceria com Francisco José Gomes Monteiro, ligado a uma conhecida família de comerciantes, os Guimaraens e os Yeatman, que a compraram em 1949.

A Fonseca pertence hoje ao The Fladgate Parnership e divide o protagonismo com a Taylor´s, o outro grande embaixador deste grupo inglês, que só produz vinhos do Porto.

Para celebrar os 200 anos da Fonseca será lançado ainda um outro vinho, o Fonseca Crusted em edição limitada.