Pastel de nata de vinho fino apresenta-se no Encontro com o Vinho e Sabores

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Companhia da Nata (CN) dá vida e nome a um novo projecto de food truck que promete dar um cunho diferenciador ao afamado pastel de nata tal como é conhecido. A ideia é da autoria de Fernando Gomes, duriense de gema – e um dos proprietários do restaurante Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro –, mas residente na Guarda. Na génese da CN está a criação de um novo produto: o ‘pastel de nata de vinho fino’, iguaria que alia o icónico vinho do Porto (familiarmente chamado de vinho fino) à confecção do pastel de nata.

Mostrar que é possível conjugar num mesmo produto dois ícones da gastronomia e cultura portuguesas é um dos propósitos da Companhia da Nata. Sobre a estrela da Companhia da Nata, Fernando Gomes refere que “o ‘pastel de nata de vinho fino’ tem por base uma massa folhada, delicada e crocante, trabalhada manualmente, em que o creme manterá o aveludado e os aromas capazes de seduzir o palato mais exigente, traduzindo os aromas intemporais de um Porto Fine Tawny. Uma dupla perfeita que agora se conjuga num produto singular e sedutor”.

A CN chega ao mercado “em formato” de food truck, sendo este um conceito cada vez mais em voga nas grandes cidades europeias, porque “achamos que esta é a forma, mais imediata, de irmos ao encontro dos mais diferentes e complementares públicos, chegando quer aos estrangeiros que visitam o nosso país, mas ao mesmo tempo os portugueses amantes de tão rica iguaria”, afirma Fernando Gomes.

Mas nem só de ‘pastel de nata de vinho fino’ vive a Companhia da Nata; os mais cépticos e pouco ávidos a novas experiências vão poder deliciar-se com o tradicional pastel de nata, podendo, ou não, harmonizá-lo com vinho do Porto ‘A Copo’.

A moto da Companhia da Nata é uma Piaggio e está devidamente equipada para garantir que o produto chega ao consumidor nas condições ideais. Os pastéis de nata – com ou sem vinho do Porto na confecção – são cozidos na hora e o vinho do Porto servido à temperatura correcta de serviço.

Um projecto idealizado na Guarda, com o Douro e Porto no coração, mas cujo primeiro destino é Lisboa, a cidade berço do pastel de nata. A Piaggio da Companhia da Nata estreou-se ontem no ‘Encontro com o Vinho e Sabores’ (Stand 2 do Pavilhão Sabores), evento que se realiza de 11 a 14 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. O objetivo passa por estar presente em eventos, e em 2017, simultaneamente pelas ruas do Porto e Norte do país.

Este é um projecto que conta com o apoio da produtora de vinhos Quevedo e da Turismo Porto e Norte, ao integrar o Plano Estratégico Nacional para o Turismo, na vertente de Gastronomia e Vinhos.