Arroz com todos

Cerca de 2.000 restaurantes de todo o país participaram este ano no concurso “Melhor Arroz de Portugal”, com o vencedor a ser conhecido na segunda-feira, na Academia dos Sabores, em Lisboa, de um lote de nove finalistas.

As semifinais decorrem até sexta-feira, 15 de Maio, estando em concurso os restaurantes da região norte: “Encanada” (Viana do Castelo) “Corta Mar” (Braga), “Bodegão Marshopping” (Porto), “Castas e Pratos” (Vila Real) e Hotel Turismo São Lázaro (Bragança).

Da região centro os restaurantes semifinalistas são: “Chávega Mar” (Aveiro), “A Estrela da Mó” (Coimbra) “Vintage” (Leiria), “O Zacarias” (Viseu), “Videira” (Guarda) e “O Rafael” (Castelo Branco).

Na região de Lisboa, Alentejo e Algarve foram seleccionados os restaurantes “Vilamanjar” (Lisboa), “Tulipa” (Santarém), “Tapada das Safras” (Portalegre), “Seara” (Évora), “Snack Onda-Bar” (Setúbal), “O Encalho” (Beja) e “O Infante” (Faro).

Na região autónoma dos Açores foi escolhido o restaurante “Convés” e no arquipélago da Madeira o “Frango da Guia Garajau”.

A final vai ser disputada por nove chefes de cozinha dos nove restaurantes finalistas, no dia 18 de Maio, na Academia dos Sabores, em Lisboa.

Em 2014, o vencedor do Melhor Arroz de Portugal foi o restaurante “A Estrela da Mó”, de Vila Nova de Poiares, com um Arroz de Cogumelos com Coelho Campestre.

A primeira fase do concurso decorreu até 03 de Maio, com o público a votar nos restaurantes com melhores pratos confeccionados com arroz, através da página de Facebook, tendo sido apurados os “restaurantes mais populares de cada distrito”, num total de 20 semifinalistas.